quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Jogos de calopsita

Por exemplo: algumas pessoas vestem-se de penas da cabeça aos pés sentindo-se um xamã de verdade. Se não houver um real contato com a natureza, no entanto, essas pessoas mais parecerão uma calopsita.

CalopsitaEngraçado, não? Pois comprar uma figura qualquer para casa achando que ela simplesmente irá mexer as mãozinhas e nos transformar em pessoas melhores enquanto dormimos é tão ridículo quanto. Procure informar-se adequadamente e não superficialmente a respeito da imagem ou divindade que você quer pôr dentro de casa. Que esse seja um exercício útil e não fútil. E, só pra constar, não tenho nada contra o xamanismo.

Portanto se você pretende comprar um Ganesha pra sua casa, não pense apenas que ele lhe trará dinheiro - pois esse é o pensamento “calopsita”. Ao invés disso, toda vez em que você olhar para a estátua, lembre-se que para os hindus ele é o grande removedor de obstáculos e, segundo algumas lendas, é inteligente demais para se aborrecer. Procure essas qualidades dentro de você quando olhar para figura do Ganesha: inteligência, bom-humor, inventividade. E, por favor, não se esqueça de que o ratinho sobre o qual ele monta representa a vaidade e a impertinência, dominados e subjugados por uma força divina que se apresenta sob a forma de uma cabeça de elefante em um corpo humano.

Se ainda assim, no entanto, você decidir levar o Ganesha pra casa apenas porque ele é “engraçadinho”, saiba que assim ele é somente decorativo, supérfluo…e como diz um amigo meu: “apenas perfumaria”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

a