Quem nunca pensou em criar uma ave como bichinho de estimação e logo descarta essa idéia por pensar que as aves em geral são sem graça? Não é bem assim, elas podem ser muito interessantes. Como a calopsita, que é uma ave sociável e dócil, que pode ser colocada com outras espécies de aves porque não haverá briga.
Medindo cerca de 30 cm chama muito a atenção pela diversidade de cores. Não é um bichinho barulhento, podendo ser criado até em apartamentos. E por ser um animal super inteligente ela ainda pode aprender a assobiar, a falar e ainda consegue reconhecer o dono chegando perto da gaiola quando sente a presença do mesmo. Vão ai algumas dicas de como criar esse animalzinho:
Para descobrir o sexo da sua calopsita, basta clicar no logo da Exon na barra lateral do site e encomendar o Kit, mais informações leia
Obs: Qualquer comentário ou duvida, favor escrever no outro artigo sobre calopsita ou entrar em contato.
Então a alimentação dessa calopsita pode ser feita através de alimentos especiais que vendem no mercado para filhotes de psitacídeos como a calopsita, papagaio, agapornis entre outros.Porém isso vai exigir muita paciência da sua parte pois pode ser que sua calopsita não aceite de bom grado essa alimentação mas você deve insistir pois o alimento nessa fase é extremamente importante para garantir que ela cresça saudável.
Esses alimentos vêm com a instrução certinha de como você deve ministrar e tudo mais, é uma espécie de papinha muito aconselhável que tem os nutrientes que ela necessita. Espero ter ajudado e qualquer coisa estamos a disposição.
Olá Eliseu,
Então uma gaiola grande seria o ideal para a reprodução, chamamos de gaiolão, ela é encontrada em pet shops grandes, tem 4 portas, 2 passadores, 2 aberturas para comedouros, banheira, bebedouro, um ninho de arame forrado com bucha vegetal normalmente, 2 poleiros, é realmente bem espaçoso, é mais fácil de manipular a ave, controlar ventilação,temperatura,umidade enfim seu controle é mais eficiente e te da uma segurança maior. Se você puder adquirir essa gaiola vai ajudar muito.
Em relação a alimentação da fêmea que vai chocar o ovo o ideal é isso mesmo grãos como:alpiste, painço branco, painço verde e arroz em casca. Não podem ser sementes velhas pois o valor nutricional já foi perdido. O girassol,aveia, niger é bom mas em pouca quantidade por causa de fungos. Como complemento é bom farinha misturada, ração granulada, farinha de ostra, farinhada caseira também é muito bom.Não deixe o alimento ficar velho troque sempre.
Quanto a alimentação dos filhotes, nos primeiros dias a mãe mesmo que vai fornecer a alimentação, depois de uns 10 dias você pode dar com uma seringa produtos como Energette ou Babyzoo ou até mesmo alpiste batido no liquidificar de forma que vire uma papa. Isso umas 3 a 4 vezes ao dia.Acho que é isso Eliseu se persistir alguma duvida entre em contato.
Sim você pode criá-la sem cortar as asas, mas você deve domesticá-la desde pequena com 20 dias, vai ter que ganhar a confiança dela mostrar que você é o guia e mostrar que você é o protetor dela.Deve também ter cuidado pois ao criá-la solta ela pode se machucar tem que ficar de olho até ela estiver totalmente acostumada.
Elas podem bicar mas não costuma doer, elas bicam mais por brincadeira principalmente se você é o dono.Cuidado com pessoas que ela nunca viu e querem mexer ela pode não gostar e ai sim pode doer sua bicada.
Iago para reproduzir é imprescindível que você faça o no gaiolão já que eles precisam de um local tranqüilo que tenha o ninho longe de pessoas, barulho, predadores então o gaiolão se torna a melhor alternativa é até mais seguro.
Então respondendo a sua pergunta precisaríamos ter mais informações pois são vários fatos que podem levar um macho não aceitar a fêmea. Temos que ver quanto tempo tem o macho já que as calopsitas de um modo geral atingem a maturidade sexual quando tiverem por volta de um ano de idade ou seja é essa idade que conseguem acasalar antes disso se torna bem difícil mesmo.
Outra questão ai que pode também estar ocorrendo é que a fêmea não é obrigada a aceitar o macho e vice versa (por incrível que pareça) e se um dos dois não se sentiu atraído não adianta ter um macho e uma fêmea que eles não vão se reproduzir.Isso não ocorre com freqüência Leda é raro porém acontece, as vezes demora um pouco porém eles acabam se aceitando tente mais uma vez mas se não der certo mesmo o ideal é procurar outra parceira ou parceiro.
Outra coisa que falando assim parece ser bobeira mas que eu já vi muitas vezes ocorrer é que às vezes achamos que temos um macho e uma fêmea e as vezes são duas fêmeas ou dois machos, você tem que se certificar disso também.Existe muitas pessoas enganando vendendo machos como se fossem fêmeas e vice versa as vezes nem é intencional mas pode acontecer.
A gaiola deve estar num local tranqüilo, o ninho deve estar na gaiola.Faça tudo para que os induza a acasalar.
Espero ter ajudado Leda qualquer duvida ou novidade escreva de novo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário